FAQ - Perguntas Frequentes

01 • Após impressão, as resinas precisam ser pós-curadas?
02 • Qual a velocidade que suas resinas fotoativadas curam?
03 • Quais são os tipos de tanques (VATS) que suportam as resinas Makertech?
04 • Qual é a potencia recomendada (ANSI Lumen) de um projetor DLP para a impressão 3D com as Resinas Makertech Labs?
05 • Qual comprimento de onda que as resinas Makertech Labs trabalham?
06 • Posso usar luz ultravioleta para curar suas resinas?
07 • As resinas se separaram de superfícies antiaderentes?
08 • Tenho problemas com o objeto destacando a partir da base de construção, o que posso fazer?
09 • Porque a resina precisa ser bem agitada antes do uso?
10 • Posso deixar a resina no tanque/Vat após o uso?
11 • Qual a vida útil da resina?
12 • A resina Makerteck Labs funciona com a minha impressora?
13 • Posso usar a resina para fazer embalagens para alimentos, brinquedos para bebê ou animais de estimação?
14 • Que cuidados devo ter para manipular as resinas?
15 • Posso reutilizar o frasco após terminar a resina? Onde devo descartar?
 

01 - Após impressão, as resinas precisam ser pós-curadas?
 
Sim, após tirar o objeto impresso da máquina e após ter lavado em álcool isopropílico ou solução adequada, pode ser necessário pós-cura se estiver com aspecto pegajoso na superfície ou amolecido. Podem ser utilizadas a luz solar, "luz negra", LEDs UV ou câmaras UVs que  são bastante eficazes em terminar de curar o objeto em questão de minutos. Normalmente de 10 a 30 minutos são suficientes para pós-cura, melhorando o aspecto pegajoso e detalhamento da superfície.

02 - Qual a velocidade que suas resinas fotoativadas curam?
 
Isso depende da potência e os comprimentos de onda disponível a partir de sua fonte de luz.  Normalmente projetores DLP variam o tempo de acordo com potência, distância e filtros UV. As impressoras a laser com comprimento de onda de 405nm também dependerão da potência.Quanto mais UV e/ou luz azul tem a sua fonte, e quanto maior a intensidade, mais rápido nossas resinas fotoativas vão curar. Como orientação, o tempo para curar um 0,1 milímetros (100 microns) de camada de resina,  fica entre 5 e 10 segundos, usando um projetor DLP não modificado.

03 - Quais são os tipos de tanques (VATS) que suportam as resinas Makertech?
 
Nossas resinas foram testadas em Tanques (VATS) de Silicone e Teflon esticado. Então elas podem trabalhar em ambos, porem verifique a especificação de cada resina antes de comprar, pois existem resinas com melhores resultados em silicone (menor aderência) e outras com melhores resultados em teflon (menos viscosas). Porém os tanques com silicone normalmente tem maior aderência às resinas e necessitam movimentos da bandeja (tilt) para terem melhores resultados. Já os tanques de teflon tem melhores resultados e não necessitam movimentos da bandeja (tilt).

04 - Qual é a potencia recomendada (ANSI Lumen) de um projetor DLP para a impressão 3D com as Resinas?
 
Em termos gerais, quanto maior o fluxo luminoso emitido pelo projetor, mais rápido ele vai curar a resina. Os valores mais comuns variam 2000-3500 ANSI Lumens. Isto está relacionado com a potência de sua lâmpada, mas também será influenciada pela qualidade de seus filtros e ópticas, bem como se a sua configuração usa espelhos para redirecionar a imagem projetada. Cada projetor poderá ter tempo de exposição diferente e caso não haja a configuração ideal para sua impressora na aba SUPORTE, você deverá testar. Sugerimos começar com camadas de 0,05mm (50 microns) expostas por 7 segundos (7000 milissegundos) , porem as primeiras 3-5 camadas devem ter mais tempo para grudar no stage, em torno de 8 a 15 segundos, depois vá diminuindo o tempo de camada até conseguir a definição ideal.

05 - Qual comprimento de onda que as resinas Makertech Labs trabalham?
 
Nossas resinas SLA DLP e LASER usam uma mistura de fotoiniciadores que trabalham sob UVB, UVA e luz visível se azul até 425nm. Elas foram testadas para trabalhar com projetores DLP, diodos laser 405nm e LEDs dentro desse comprimento de onda. As resinas DAYLIGHT trabalham em um comprimento de onda maior, até 530nm aproximadamente.

06 - Posso usar luz ultravioleta para curar suas resinas?
 
Sim, todas as nossas resinas funcionam muito bem com fontes de luz UVA e UVB. Os comprimentos de onda específicos estão disponíveis em nossos documentos técnicos.

07 - As resinas se separaram de superfícies antiaderentes?
 
Sim, temos resinas que são testados contra PDMS (polidimetilsiloxano-divinil) silicone, porém com melhores resultados com uso de movimento do tanque (TILT). Também pode ser utilizado em filmes fluorados, tais como FEP e teflon.

08 - Tenho problemas com o objeto destacando a partir da base de construção, o que posso fazer?
 
A base de construção precisa de aderir suficiente para o objeto para que as primeiras camadas da impressão anexar a ele de forma sólida e não cair em qualquer ponto da impressão. Abaixo listamos as estratégias diferentes que foram testadas para este efeito:
• Aumentar o tempo de exposição das primeiras 3 a 5 camadas, e posicionar a mesa/base/stage encostada no fundo do tanque (VAT). 
• Áreas de construção metálica perfurada são muito eficazes na fixação da camada inicial no lugar e garantir a estabilidade dimensional (reduzindo a deformação das camadas iniciais)
• O alumínio pode ser escovado ou lixado para melhorar adesão, mas se isso ainda não resolver, uma forma de diminuir este efeito é pré-revestir a mesa/base/stage de resina (camada fina com pincel), endurecer sob a luz solar ou luz UV. Isto irá produzir resultados muito bons.

09 - Porque a resina precisa ser bem agitada antes do uso?
 
Os pigmentos absorvedores de luz que utilizamos são mais eficazes do que os corantes, mas uma vez que estas são partículas sólidas, não dissolvidas, elas precisam ser homogeneizadas ao longo do tempo, pois irão para o fundo do frasco quando colocados em repouso e perderão sua eficácia.

10 - Posso deixar a resina no tanque/Vat após o uso?
 
Não é indicado, pois ao fazer isso, o pigmento irá decantar para o fundo do tanque e poderá prejudicar a impressão. O ideal é retornar ao frasco e sempre homogeneizar antes do uso, exceto quando for por pequenos intervalos de tempos (< 60 min). Além disso, silicones fracos, ABS e PLA podem reagir com as Resinas quando colocadas em contato por muito tempo.
 
11 - Qual a vida útil da resina?
 
Todas as resinas são atualmente avaliadas por cerca de um ano a partir da data abertura do frasco. Para ter uma longevidade maior, as resinas devem ser armazenadas fechadas, em local fresco / seco / escuro.

12 - A resina Makerteck Labs funciona com a minha impressora?
 
Isso realmente depende da impressora que você tem, as impressoras atualmente testadas e suportadas são:
• Sethi 3D DLP
• B9Creator®
• Form 1
• Form 1+
• Form 2
• Kudo3D Titan 1
• Little RP

Se a impressora não estiver na lista, não significa que não funcione, se for DLP ela deve funcionar perfeitamente, caso seja uma impressora LASER, favor nos consultar antes.  Se for uma impressora 3D nível do consumidor, estamos sempre trabalhando para testar novos equipamentos. Se você é um fabricante de impressoras, entre em contato para que possamos testar em sua impressora e elaborar um protocolo de uso. 

13 - Posso usar a resina para fazer embalagens para alimentos, brinquedos para bebê ou animais de estimação?
 
Nenhuma das nossas resinas foram testadas para a segurança alimentar. Recomendamos NÃO usá-los em contato com alimentos ou onde eles podem ser ingeridos. Qualquer utilização dos nossos produtos para esses itens estão em seu próprio risco e não são indicados pela Makertech Labs. Antes de usar, leia com atenção o rótulo.

14 - Que cuidados devo ter para manipular as resinas?
 
As resinas devem ser manipuladas com proteções nas mãos e olhos. Devem ser usadas luvas e óculos de proteção para sua manipulação segura. Após a impressão, limpeza, secagem e pós cura, podem ser manipuladas normalmente. Para maiores informações de segurança, consulte a ficha de informações de segurança para produtos químicos, FISPQ que pode ser encontrada quando clicado no produto, nas descrições.

15 - Posso reutilizar os frascos após terminar a resina? Onde devo descartar?
 
Os frascos não devem ser utilizados para outro fim que não sejam armazenamento das resinas Makertech Labs, e não deve ser reutilizado para nenhuma outra função. Não devem ser descartados no meio ambiente. Procure informações no seu município para descarte de químicos com segurança. Caso não consiga, envie o frasco para a sede da Makertech Labs para o descarte correto e/ou reciclagem. Devemos cuidar do nosso meio ambiente com consciência.